quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conhecendo e trabalhando a Educação Fiscal na Escola

A Educação Fiscal é um processo que tem como objetivo a construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. Outro objetivo é propiciar a participação do cidadão - crianças e adultos - no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado.

O tributo (que é o imposto que pagamos), é um instrumento que pode e deve ser utilizado para promover as mudanças e reduzir as desigualdades sociais.

O cidadão, consciente da função social do tributo como forma de redistribuição da Renda Nacional e elemento de justiça social, é capaz de participar do processo de arrecadação, aplicação e fiscalização do dinheiro público.

Fonte: Site da Receita Federal

25 comentários:

  1. Eu acho que esse projeto vai ser muito importante para nós aprendermos a administrar o nosso dinheiro e também cobrar dos governantes a utilização correta do dinheiro dos nossos impostos.

    Turma do 5º ano A

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que e muito legal pra a gente aprende a educaçao fical

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muito legal esse blog pra a gente aprender a educaçao fiscal .


    joao victor 5° ano ´a'

    ResponderExcluir
  4. Eu achei muito enteressante e legal.

    Flavia

    Eu achei legal e muito interessante sobre a educação fiscal.

    Amanda Stephanny

    ResponderExcluir
  5. Eu achei o site que o professor adalberto fez para a nossa turma muito legal.pois o texto era muito interessante,vou visitar o site todos os dias.

    gabriela 5:ano A

    ResponderExcluir
  6. A educação fiscal e um trabalho bem enteresante e divertido todos devemos trabalhar nisso juntos devemos colaborar e ter paciencia devemos mostrar como deve ser usado o nosso dinheiro e como queremos que fique a nossa cidade e muito importante para nosso bairro tambem tem que ter colaboraçao do prefeito.

    ResponderExcluir
  7. Nos gostamos muito do projeto, e muito importante para nós.



    Bruna Caccia ,Amanda Victoria 5 ano A

    ResponderExcluir
  8. Acho muito interessante e importante para sabermos cuidar do nosso dinheiro a hora de envestir e de guardar .

    Mariana e Giovanna

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que vai ser muito importante para aprendermos a educaçao fiscal e aprendermos a desenvolver o dinheiro fiscal para cuidar de saude,enposto de renda,meio ambiente e cuidar de varias coisas.

    ARIONE 5°A

    ResponderExcluir
  10. Eu achei enteressante esse blog e eu gostei pacaramba ;por q a gente pode comentar sobre a educação fiscal;


    Lucas Reis e Pedro 5º A

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que esse projeto é muito educativo para escola para sabermos cuidar do nosso dinheiro saber onde investir e guardo nosso dinheiro

    Guilherme 5 ano A

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito do projeto acho que é muito importante para agente discutir pra onde vai o dinheiro dos nossos impostos .
    Tem que melhorar saúde,as estradas,e tudo.


    Thais.

    ResponderExcluir
  13. A Educação Fiscal é muito interessante e divertido.
    Estamos aprendendo a administras nossos dinheiros que pagamos os impostos, e os governantes tem que colaborar com as Ruas estradas-sem asfaltos e caindo as pontes e etc..

    Ana Beatriz 5 ano A

    ResponderExcluir
  14. Eu achei esse site legal ajuda as pessoas a saber os seus direitos



    João carlos

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que esse progeto vai ser muito interesente para o meu conhecimento,dos impostos e aonde eles são aplicados.


    Carolina xavier 5 ano A

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei este trabalho porque ele é muito importante para todos as pessoas ele ajuda a arumar as estrada saúde hospitais e os impostos e o nosso dinheiro. para melhorar todos os problemas da nossa cidade.

    stefany 5 ano A.

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que esse projeto vai ser muito interesante e porque é um saite que pode e deve ser ,( utilizado para promover as mudanças e os desguastes com o nosso dinheiro ) giovanna monfort 5 ano a

    ResponderExcluir
  18. Eu achei muito importante saber os impostos porque a gente pode saber os nossos direitos.


    Dener

    ResponderExcluir
  19. Eu achei interesante por que o governo tem que melhorar as mosas rua e o meio andiente tem que aumentar os posto de saude tanpar boracos nas
    ruas luana-- e isabelly

    ResponderExcluir
  20. Nos adoramos ler o texto, porque ele fala sobre coisas muito emportantes, como saber para aonde vai o nasso dinheiro apos pagarmos nossos inpostos, mas eu e minha parssera, nos achamos que nossos dinheiros nao sao bem ultilizados, para as nossas melhorações da nossa cidade.

    Aline e Rafaella

    ResponderExcluir
  21. eu acho que esse projeto vai ser muinto importante para nos aprendermos a administrar o nosso dinheiro e tambem cobrar dos governantes a ultilizacao correta do dinheiro dos nossos impostos

    ResponderExcluir
  22. O nosso dinheiro deve ser usado da maneira correta porque sem o uso do nosso dinheiro não teria as reformas na cidade tudo tem que ter dinheiro isso não e brincadeira não tudo deve ser usado corretamente e só nosso prefeito querer tudo tem uma resposta sem dinheiro a cidade não e como nos queria-mos mas tem que ter a ajuda do prefeito.


    Camilla Barbosa 5 ano a.

    ResponderExcluir
  23. A nossa cidade tem direito de saber como o nosso dinheiro e gasto

    ResponderExcluir
  24. Nosso pais tem direito de saber como ando nosso
    dinheiro

    Camila barbosa pereira

    ResponderExcluir
  25. Nós achamos muito interesante por q podemos aprender sobre inpostos




    pedro e Nathan 5º A

    ResponderExcluir

Tem algo à acrescentar? Comente!